Conselho Diário do Tarot #138 - Qual a importância do Passado em sua vida?

21-09-2017

Quando você pensa no passado, quais os sentimentos que invadem o seu coração? Arrependimento de ter ou não ter feito alguma coisa? Nostalgia, por bons tempos vividos que não voltam mais? Saudades de pessoas que passaram por sua vida? Lembranças da infância...

Talvez tenha passado um filme agora em sua cabeça, não é?

Fato é que o passado, por mais que tenha ficado para trás, influencia e continua influenciando as nossas vidas, molda nosso caráter, nosso jeito de ser, relacionar, viver.

E esta influência pode ser positiva ou negativa. 

Quando positiva, temos aquelas experiências que nos motivam, que servem de impulso para que não erremos novamente ou para ensinar outras pessoas que estão passando pela mesma situação.

Quando negativa, lembramos daquelas experiências que nos paralisam, por causa do medo de poderem se repetir, ou que nos traumatizam, são vivências que doem só de lembrar e que, muitas vezes, queremos até esquecer.

Todos nós temos estes dois tipos de influências e precisamos aprender a usar tudo isso para o nosso bem. O nosso presente será o passado do nosso futuro, se soubermos usar bem o que vivemos ontem, podemos aprender a construir um amanhã melhor.

É neste momento que temos que começar a lidar com o passado com inteligência, sabendo separar e escolher o que vai servir para o nosso crescimento e, muito além do que isso, usar as experiências ruins também ao nosso favor, para que sirvam de aprendizado.

Por exemplo, você hoje pode estar com medo de se relacionar novamente porque todos os relacionamentos que teve no passado foram ruins. Ao invés de alimentar este medo, você pode avaliar onde errou, o que não gostaria de repetir, entender a sua responsabilidade, deixar um pouco a posição de vítima e começar a construir a sua vida daqui para frente.

Eis a grande diferença, você não é a pessoa que sofre por causa da vida que tem, mas a pessoa que aprende com o que experimentou e vai tomar as rédeas da própria vida, fazer acontecer.

Paz e Luz